sábado, 2 de julho de 2011

A chegada da Terapia Comunitária à Argentina

Neste mês de junho de 2011, tem sido realizadas duas sensibilizações em Terapia Comunitária na Argentina: uma, na cidade de Reconquista, província de Santa Fé, a outra em Godoy Cruz, Mendoza.

Nos links a seguir podem ser vistas reportagens sobre a sensibilização realizada em Reconquista

http://m.unoreconquista.com/mobile/bb/nota.html?id=L2NvbnRlbmlkb3MvMjAxMS8wNi8yMS9ub3RpY2lhXzAwMjMuaHRtbA==

http://www.youtube.com/watch?v=elIJSYMDj_U

A sensibilização é um passo prévio à capacitação de Terapeutas Comunitários. A sua finalidade é a de congregar pessoas que agem na comunidade ou desejam fazê-lo, para partilhar conhecimentos sobre esta tecnologia de cuidado que no Brasil vem produzindo bons resultados.

Tanto no caso de Reconquista como no de Godoy Cruz, a atividade foi realizada por convocatória das respectivas Prefeituras Municipais, interessadas em potencializar a efetividade dos esforços que realizam as organizações populares e o governo municipal, na direção do empoderamento que conduz a uma cidadania mais autônoma, participativa e atuante.

Em ambos os casos, foi sublinhado o valor das ações da comunidade em prol da sua saúde mental, na direção do fortalecimento de vínculos sociais, como forma de diminuir a vulnerabilidade às dependências, à violência, a depressão e à medicalização do sofrimento.

Aguarda-se para o ano de 2012, a realização das capacitações em Terapia Comunitária, em parceria com as prefeituras municipais destas e de outras cidades, como forma de consolidação de práticas comunitárias e muncipais em prol de uma cidadania mais ativa e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário